O QUE É CHICK-LIT?

       Você já deve ter ouvido esse termo antes, assim como deve ter visto críticos literários torcendo o nariz para livros desse gênero, mas afinal o que é chick-lit? Porque tanto ódio e tanta veneração por este tipo de literatura? É difícil saber, mas este pequeno post tentará responder algumas perguntas que cercam esse fenômeno literário que vem ganhando cada vez mais adeptas (e até mesmo adeptos) pelo mundo.   
                                                                                                                  
                       



      A expressão Chick-Lit traduzida livremente seria "Literatura para Garotas", já que que 'chick' é uma gíria em inglês que significa "mulher jovem" e "Lit" a abreviação da palavra Literatura. O termo em si já meio que explica um pouco do que se constitui este gênero: livros para garotas e, na maioria das vezes, feito por garotas. No entanto, não podemos explicar de forma tão simplista um gênero literário que possui tantas nuances como o Chick-Lit possui. Então vamos pelo menos entender um pouco sobre as principais características desse tipo de Literatura.

      A literatura Chick-Lit, ou literatura de mulherzinha, como muitos preferem chamá-la na tentativa de a denegrir, é constituída por livros que centram suas estórias em mulheres, comuns ou não, geralmente na faixa dos 20 a 60 anos. Os assuntos abordados nestas obras são variadíssimos, mas todos contados de forma leve e com uma boa dose de humor. E quando digo leve, não me refiro a supressão dos assuntos como álcool, drogas e outros mais pesados, porque estes problemas enfrentados pela mulher moderna também estão presentes nesse tipo de literatura. A questão é que nos Chick-Lits tudo é visto de forma diferente, mais delicada, mas nem por isso menos real.      


      Amor, casamento, filhos, carreira, faculdade, consumismo, dieta, encontros, namorados, briga com a balança, depressão tudo isso e mais um pouco da realidade feminina pode ser encontrado em um romance Chick-Lit. E aí vem a pergunta: Ora, existem muitos livros que falam sobre isso, por quê o gênero chick-lit é tão especial? Simples, porque quando você entra no mundo fantasioso de um desses livros você se sente  como se fosse amiga da personagem, compartilhando com ela suas angústias e desventuras. Acho que é basicamente isso que torna os livros "rosa choque" (outro termo para chick-lit) tão atraentes e verossímeis. Nós vemos a alma da personagem ali, totalmente exposta, e acabamos nos identificando com ela, analisando os acontecimentos do ponto de vista feminino que, vamos ser sinceras, é muito mais perspicaz do que o masculino, assim também como muito mais verdadeiro, já que os homens se fecham em copas quando o assunto é expressar suas emoções.      

      Mas se o gênero chick-lit é tão bom assim, porque tantos críticos literários o acusam de ser "lixo em forma de livro"? Minha resposta é: Porque eles não conhecem profundamente este tipo de literatura. A maioria deve ter lido dois ou três livros (muito ruins) e acabou parando por aí, criando uma idéia errada sobre este gênero. É uma pena, mas acontece, principalmente quando a pessoa já lê pré-disposta a criticar negativamente. No entanto, o sucesso desse tipo de literatura só vem a provar para as editoras e para tais críticos literários que muito mais do que "literatura de mulherzinha"  Chick-Lit é um gênero inteligente, divertido e, pensando no lado financeiro da coisa,  um filão muito, muito lucrativo para o mercado literário.      

 E se você ainda não entendeu o que é chick-lit depois de tudo que escrevi, lhe aconselho a ler um desses maravilhosos livros porque só assim você vai poder compreender realmente o que estou dizendo. Tenho certeza que vai gostar muito e se juntar a esse bando de aficionadas por chick-lit como nós!